segunda-feira, 17 de novembro de 2008

conferência sobre criação de animais silvestres


Professora da UESC apresenta conferência sobre criação de animais silvestres


"Criação de Animais Silvestres: uma alternativa à crescente pressão de caça nas florestas tropicais". Foi o tema da palestra da professora/Dra. Selene Nogueira, no VIII Congresso Internacional sobre Manejo de Fauna Silvestre na Amazônia e América Latina, realizado na cidade de Rio Branco/Acre.
Na palestra, a professora abordou que há necessidade de diferentes estratégias para contenção da caça comercial e diminuição do desmatamento para implantação de projetos agropecuários. Entre as estratégias possíveis, destacou a criação de espécies silvestres por populações de baixa renda que se valem da caça e do tráfico para terem retorno econômico.
Sobre o tema, ela apresentou dados a respeito da viabilidade econômica da produção comercial de caititus e capivaras em áreas de mata sob sistema de semi-confinamento. Neste tipo de produção, são respeitados aspectos comportamentais das espécies, garantindo seu bem-estar e, por requerer baixo investimento para sua implantação, pode ser facilmente executado por populações de baixa renda. "Desta forma, proporciona aumento da oferta de proteína para tais comunidades, além do aproveitamento do couro que pode ser usado para a confecção de vestimentas, calçados e artesanato que podem ser manufaturados com mão de obra familiar", explicou.


Fonte: UESC

Nenhum comentário: