sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Carangola tem herbario!!!!!


Minha cidade é tão rica de cultura, mas quase ninguem sabe disso...


Uma das coisas especiais de Carangola é o Herbário "Guido Pabst". Este ja existe ha 19 anos. são mais de 15.000 exsicatas aproximadamente, com 43 "Tipos", possui ainda uma carpoteca, xiloteca, biblioteca, fototeca, ilustrações botânicas, além de uma coleção com porções reprodutivas fixadas em solução hidroalcóolicas.


Existe tambem um boletim científico intitulado Pastia que vem sendo publicado periodicamente desde 1990, divulgando os trabalhos desenvolvidos por pesquisadores deste herbário e de outras instituições (nacionais e estrangeiras).


As atividades é realizada são relizadas em um pequeno predio na Faculdade de Ciencias e letras de Carangola, apesar de esta nao haver nenhum vinculo com o herbario. Tendo sido ampliado e equipado com recursos da Fapemig. As pesquisas vem sendo desenvolvidas intensivamente no Parque Nacional do Caparaó, Parque Estadual do Brigadeiro, Vale do Rio Carangola, Fazenda Santa Rita e Reserva Biológica do Córrego do Veado, identificando e divulgando as espécies ocorrentes.


Sempre tem visitantes das Grandes Universidades Federais Brasileiras, no qual os alunos desenvolve suas tses de mestrado e doutorado. O Herbario tambem é conhecido internacionalmente.


Carangola é feliz por ter um dos maiores herbarios do mundo, e deve tudo isso ao sonho e trabalho de um profissional competente que é o Lúcio S. Leoni .

Nenhum comentário: