quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Jacaré capturado!!


Jacaré é capturado em lagoa de Governador Valadares em Mnas Gerais.


A fêmea de jacaré do papo amarelo é o terceiro caso de captura da espécie em ambiente urbano só este ano na cidade.


Durante a época de reprodução é comum que os animais deixem o habitat


http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM913428-7823-JACARE+E+CAPTURADO+EM+LAGOA+DE+GOVERNADOR+VALADARES,00.html


Reportagem do Bom dia Minas - 19/11/2008



A criaçao Comercial


Legislaçao:


A Portaria 126/90 de 13 de fevereiro de 1990 é que trata do registro de criadouros de jacaré-do-pantanal, Caiman crocodilus yacare, dentro da bacia do rio Paraguai.



Até o início da década de 90, a política para a criação de crocodilianos em cativeiro no Brasil estava baseada no sistema "Farming" ou seja na apanha de matrizes/reprodutores na natureza para a formação do estoque inicial do criadouro (Portaria 132/88). Datam do final da década de 80 os primeiros estudos para viabilização do sistema "Ranching" com coleta de ovos na natureza. Esses estudos fizeram parte das pesquisas da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul na Fazenda Olhos D'água, município de Aquidauana-MS, cujos resultados deram origem à portaria para criação do jacaré-do-pantanal na bacia do rio Paraguai.


Até o final de 1996, o IBAMA contava com cerca de 75 criadouros comerciais de jacaré-do-pantanal instalados com base na Portaria 126. Desses criadouros, cerca de 55 participam do sistema de criação na forma de cooperativa, representadas por duas centrais de recria instaladas no Mato Grosso


segunda-feira, 17 de novembro de 2008

conferência sobre criação de animais silvestres


Professora da UESC apresenta conferência sobre criação de animais silvestres


"Criação de Animais Silvestres: uma alternativa à crescente pressão de caça nas florestas tropicais". Foi o tema da palestra da professora/Dra. Selene Nogueira, no VIII Congresso Internacional sobre Manejo de Fauna Silvestre na Amazônia e América Latina, realizado na cidade de Rio Branco/Acre.
Na palestra, a professora abordou que há necessidade de diferentes estratégias para contenção da caça comercial e diminuição do desmatamento para implantação de projetos agropecuários. Entre as estratégias possíveis, destacou a criação de espécies silvestres por populações de baixa renda que se valem da caça e do tráfico para terem retorno econômico.
Sobre o tema, ela apresentou dados a respeito da viabilidade econômica da produção comercial de caititus e capivaras em áreas de mata sob sistema de semi-confinamento. Neste tipo de produção, são respeitados aspectos comportamentais das espécies, garantindo seu bem-estar e, por requerer baixo investimento para sua implantação, pode ser facilmente executado por populações de baixa renda. "Desta forma, proporciona aumento da oferta de proteína para tais comunidades, além do aproveitamento do couro que pode ser usado para a confecção de vestimentas, calçados e artesanato que podem ser manufaturados com mão de obra familiar", explicou.


Fonte: UESC

terça-feira, 11 de novembro de 2008

Venha nos Visitar!!!




Bom dia!!




Nos da fazenda, convidamos a todos a nos visitar!!




Estamos localizados em uma belissima regiao da zona da Mata Mineira. a 35 Km do Parque da Serra do Brigadeiro, entrada Fervedouro http://www.ief.mg.gov.br/index.php?option=com_content&task=view&id=197&Itemid=146


e a 45 Km do Parque nacional do Caparao. http://www.altocaparao.mg.gov.br/prefeitura/como-chegar/




Além disso, disponibilizamos de simples hospedagem e a armonia de se estar em meio a natureza e a rotina diaria da fazenda.




Esperamos a visita de voces!!!

terça-feira, 4 de novembro de 2008

Boa paca!!!!



Quem já experimentou garante:


A carne de paca é leve, macia e agradável, com sabor situado entre o da carne de ave e a de suíno.

Entre os mamíferos neotropicais a paca é considerada animal de carne a mais saborosa e, por isso, é apreciada por muitos, até mesmo em grandes centros urbanos. Uma pesquisa desenvolvida em restaurantes da cidade de Manaus permitiu classificá-la como a carne de mamífero silvestre preferida (Wetterberg et al. 1976, citado por MOREIRA & MACDONALD, 1997).
Além disso, tem poucas calorias (124 kcal em 100 gramas) e é rica em proteínas, cálcio e fósforo. Com tantos atributos, não é de se admirar que sua presença venha aumentando no cardápio de restaurantes e churrascarias, assim como nos freezers de supermercados e butiques de carnes especiais.